terça-feira, 25 de novembro de 2014

Eu não sei do que chamam espírito UWC

Mas estava vendo umas fotos de uma das minhas co-anos. Ela está na Noruega agora. E deu um ânimo que ecoa dentro da alma. Aquelas borboletas no estômago de ''isso é real'' alooow.
uwc é mais que uma busca incessante por características. Mais que uma busca incessante por notas, cumprimento de deveres. É mais que desafiar a si mesmo.
Isso se torna até narcisista. E egoísta.

Hoje tivemos international affairs. Pela primeira vez ouvi tão profunda e meticulosamente falarem da situação na américa latina. Meus co-anos de Colômbia e México falaram respectivamente das FARC e da situação política e de violência mexicana. Eles foram absurdamente divinos. Tenho mesmo muito orgulho de ter colegas tão talentosos.
Mas o ponto nevrálgico de toda apresentação foi a discussão. Especialmente quando meus colegas Césarito e Sára (Guatemala e Nicarágua) falaram de seus países. Da situação real que eles enfrentam. O primeiro teve um de seus familiares sequestrado e assassinado por não ter a quantia de dinheiro que os guerrilheiros pediam. A segunda falou, em tom de choro( acredito ter uma palavra em português pra isso a qual não me lembro mais), sobre como é difícil ser funcionário público e acreditar no futuro da educação do povo nicaraguense.
Eu fiquei estarrecida (fico feliz de ainda lembrar dessa palavra). Como posso ser brasileira, viver na comunidade ''latina'', e ser tão alienada dos meus vizinhos. Países que sofrem com a corrupção, que sofrem com a miséria, que sofrem com os mesmos problemas que o Brasil.
A sensação que eu tenho é de que o Brasil se fechou em si mesmo. E hoje de noite eu pude me abrir pra realidade do mundo.
Eu precisei escrever isso. E quero escrever muito mais. International Affairs hoje me deu um banho de consciência. E cada vez mais eu quero dessas ''duchas''. Duchas essas que removem a alienação dos meus vizinhos de sangue e espírito. E lavam a alma... Como lavam.
Obrigada meu Deus.

Muita paz.

ps; lembrei da palavra! Voz embargada!

Nenhum comentário:

Postar um comentário