Razões pelas quais o protecionismo do Trump é ruim:
1) Sem o protecionismo, EUA conseguia mão de obra estrangeira mais barata na etapa fabril de um bem. Logo, quando o produto final de celular, carros, e afins retornasse aos EUA, não estaria tão caro e os cidadãos norte-americanos poderiam usar a verba sobressalente pra investir em outras áreas da suas vidas.
2) Segundo, é: em condições normais do mercado, qual setor administraria o produto final assim que ele chegasse nos EUA? O setor de tecnologia ou de serviços! E setor de tecnologia trás muito mais lucratividade pro país do que o fabril. Se os eua tivesse que construir seus tablets, etc, por si só, muito de sua mão de obra qualificada seria direcionada para as linhas de montagem. Um desperdício na área de inovação!
3) Em terceiro lugar, sem o protecionismo, os EUA é livre pra comprar peças, componentes, matérias-primas do exterior com baixo custo de produção. Com o protecionismo, que é a imposição de tarifas sobre importação, a matéria prima será mais cara, logo o produto final é mais caro!
Quando tarifas de importação são aplicadas pelo governo, isso afeta todo o comércio! A Ford, por exemplo, claramente queria produzir no México... O que Trump faz não é decisão de mercado, é imposição política! Aumenta os preços dos produtos, desvaloriza a mão de obra qualificada. desvaloriza o setor de inovação e tecnologia e interrompe o desenvolvimento comercial de outros países que poderiam ter milhares de pessoas empregadas!
Logo, protecionismo não é bom!
http://www.mises.org.br/Article.aspx?id=2609
Nenhum comentário:
Postar um comentário