quinta-feira, 13 de agosto de 2015

Desmantelamento dos esteriótipos, sim ou não? At which extend?

''Between the disavantages of unperforming stereotipes is exacly loos of identity, dismantling the representations of image and icon. Mostly of the cultures, as African, Latino, Asian would be desufed.
In psychological terms, it would create
a “cognitive dissonance” among (some) viewers. Unperforming would, as suggested above,
stage contradictions in the discursive system of “race” and raciology, revealing complexity,
limitations of language, omission of history, un(der)represented populations, and contradictory
subject locations (according to mainstream ideology). Most successful, therefore, in
terms of unperformance, are techniques and strategies that return to the Platonic notion of
poiesis, an “action which is the cause of a thing emerging from non-existence to existence”
(Plato 1987: 85), “bringing forth,” according to Heidegger, a new understanding, a new
reality, an alternative epistemology.''

Então... Não se curtem bandeiras no UWC mas se curtem representações culturais? Não são ambos símbolos pra delimitar pessoas? Então se é desmanchado um, porque não é desmanchado o outro? 


Porque a heterogeneidade de representações por meio de bandeiras deveria ser banida mas não a representação cultural do que significa ''ser latino'', ''ser africa'', ''ser Nórdico''?


Não estou aqui pra fazer apologia à patriotismo, eu mesma nunca gostei da ideia de colocar bandeirinhas nos LIPDUBs mais do que representar as pessoas por serem simplesmente pessoas independente de nacionalidade. Mas questiono a relação louca do que usamos pra nos definir cultural e socialmente. Do círculo que nos delimita.


Cheguei a essa pergunta fazendo meu EE sobre desmantelamento dos esteriótipos e a liberação social de poder. Como por exemplo as relações de influência midiático sobre como a sociedade percebe o negro e o branco.


Mas isso evidentemente se aplica a tudo. Se aplica ao esteriótipo em torno da raça asiática, da raça latino-americana...


E ai? Alimentamos os esteriótipos ou deixamos eles no mesmo canto? Se sim, quais esteriótipos deveriam ser alimentados, quais não?


Vou me aproveitar de uma frase famosa:

"O círculo é perfeito e infinito por natureza, mas ele está para sempre amarrado a suas dimensões, não podendo crescer ou diminuir, já que na sua definição o raio é constante.''

O que vai abranger o círculo de esteriótipos que vamos nos colocar?


Nenhum comentário:

Postar um comentário