O palestrante pronunciou-se antes apontando a democracia como um ''sistema de barganha''. Abriu essa ressalva afirmando-se anarquista mas nem por isso eximiu-se de trazer sua opinião sobre os assuntos relativos à democracia.
Josesito:
''O homem é caótico e nega isso de si mesmo''
O homem vai admitindo certos pontos do caos e criando certos sentidos e em seguida começa a atribuir uma ordem mais ou menos parecido ao grupo cultural em que está inserido.
A verdade é aquilo que se diz à respeito da realidade e que tem o ônus do sentido.
Entretanto nossos sentidos são falhos. Mesmos testes básicos conseguem comprovar isso.
Mas é possível crer que independente da ideologia, as pessoas são capazes de fazer uma análise racional dos fatos.
Podemos estar errados quanto aos fatos bem como ao encadeamento lógico em que nós imprimimos.
Partindo do princípio democrático: todo poder manda no povo e o povo elege o poder. Princípio republicano: ninguém está acima da lei.Princípio Anarco-capitalista: estabilidade dos costumes e da relação privada.
Numa das ruas mais requisitadas de vendas chamada Monsenhor Tabosa em Fortaleza: fecharam mais de 50 lojas com o aumento fiscal.
A parte que mais me tocou de todo a palestra e preciso refletir depois:
''Os Esquerdistas se acham os monopolistas da sociedade sensível, os santinhos do cenário político-social. O restante são os opressores.'' [Minha curiosidade é: de fato! Eu vejo só a esquerda apropriar-se do discurso de salvadores da sociedade. E os liberais? O que fazem e como percebem as injustiças sociais?]
Nomes como Leandro Sakamoto; Socialista Morena e Leandra Leal mal respiram e já falam que a reivindicação de um Impeachment é pedido de golpe.
No que consiste então, o Impeachment?
-É um processo de investigação e apuração do presidente. É judicial forme: pois não ocorre no plano do direito natural. É relativo à infrações político administrativas- institucionais que o presidente venha a cometer.
Na história do Brasil houve 61 pedidos de Impeachment e quase 1/2 foram pro PT.
Sofrer um processo de Impeachment significa sofrer um afastamento do governo em curso além de perder os poderes políticos.
Voltamos pra pergunta principal: É golpe processar um presidente com graves suspeitas institucionais?
O que distingue Eduardo Cunha de Renan Calheiros?
O público fala: ''A presidente foi legitimamente eleita''. Mas qual presidente não foi? Os deputados também foram elegidos na mesma época que a presidente. E querem tirar os carinhas lá também?
Muitas pessoas, por outro lado, idolatram Bolsonaro para que ele assuma aquilo que o povo tem que fazer.
Em sociedades onde não há o Impeachment como o presidente é tirado do poder? Na chibata. Portanto, o processo em si cataliza os ânimos do povo que em outras condições seria capaz de até mesmo atentar contra a vida do presidente. É, portanto, uma ratificação dos princípios democráticos e republicanos. O Impeachment ,em si mesmo, é a antítese do golpe!
É portanto, compreensível o questionamento do que está sendo posto em processo, mas não a legitimidade do Impeachment.
Então o palestrante citou alguns crimes da presidenta, como o descumprimento da lei orçamentária; na omissão de vários assuntos de interesse da nação; mentiu nos discursos; etc.
Usurpar do direito do Impeachment é que é um golpe.
O Impeachment é uma garantia dada à presidente para que ela tenha a oportunidade de se defender.
Impeachment é democrático.
Nenhum comentário:
Postar um comentário